CAU/PR entrega carta das instituições de Arquitetura e Urbanismo a candidatos
9 de novembro de 2020 |
A carta aberta das instituições de arquitetura e urbanismo está sendo entregue pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) aos candidatos às eleições municipais 2020. Um convite para a entrega do documento foi enviado a todos os candidatos a prefeito de Curitiba, já que a sede do CAU/PR fica na capital do estado. Todavia, o Conselho está com as portas abertas para conversar com os candidatos, a prefeito ou a vereador, de todos os municípios do estado. “Por sermos uma autarquia pública federal, fazemos questão de manter um relacionamento próximo com os governos municipais e estamos à disposição para contribuir no desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo das cidades paranaenses”, ressalta a presidente do CAU/PR, Margareth Menezes.
Intitulado “Um Projeto de Cidades Pós-Pandemia”, o manifesto traz apontamentos e orientações técnicas para transformar as cidades em territórios mais saudáveis, inclusivos, seguros e resilientes para todos os brasileiros.
Clique aqui para ler a carta na íntegra!
Encontros com candidatos a prefeito de Curitiba
Na quinta-feira (05), Margareth Menezes entregou o manifesto para a candidata a prefeita de Curitiba, Carol Arns, que veio acompanhada do candidato a vereador Mirco, ambos do partido Podemos. “Os temas abordados na carta aberta das instituições de arquitetura e urbanismo apresentada pelo CAU/PR estão em total sintonia com nosso plano de governo, que foi baseado nas três dimensões do desenvolvimento sustentável: acuidade social, estímulo econômico e sustentabilidade ambiental. Também dedicamos um capítulo especial para tratar da necessária articulação política e institucional que precisa ser conduzida pela prefeitura e defendemos o amplo diálogo com a sociedade civil organizada. Essas são as premissas que norteiam nossa proposta para Curitiba e contaremos com o apoio desta importante instituição para avançarmos em políticas públicas que resultem em uma cidade mais justa e com oportunidades para todos”, afirmou Carol Arns.

Da esquerda para a direita: a gerente geral do CAU/PR, Roselis Aguiar; o candidato a vereador Mirco; a candidata Carol Arns; e a presidente do CAU/PR, Margareth Menezes.
Já na sexta-feira (06), foi a vez do conselheiro Amir Samad Shafa e do arquiteto e urbanista Ricardo Mesquita entregarem o documento ao candidato Eloy Casagrande (Rede). “Nosso programa de governo possui quatro programas norteadores que propõem uma alternativa de urbanismo e habitação social sustentável para solucionar os problemas de moradia popular e precarização dos bairros da periferia da cidade”, disse Casagrande, que também é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. “Esta transformação urbana será alavancada por meio do desenvolvimento de um polo empresarial de tecnologias e processos construtivos sustentáveis, sendo a construção civil e a arquitetura verdes os setores econômicos que mais rapidamente devem efetuar a retomada após a pandemia”, completou.

Da esquerda para a direita: o arquiteto e urbanista Ricardo Mesquita; a assessora Patrícia Peralta Agudelo; o candidato Eloy Casagrande; e o conselheiro Amir Samad Shafa.
No mesmo dia, a presidente do CAU/PR também entregou o documento para o candidato João Guilherme (Partido Novo). “Esta carta propõe cinco pontos para um projeto de cidades pós-pandemia. Temos em nosso plano de governo um capítulo específico para a retomada econômica e de saúde no pós-pandemia e que vai no mesmo sentido da carta do CAU. Além disso, queremos retomar a importância do IPPUC, dos urbanistas e arquitetos, no planejamento da cidade”, ressaltou o candidato durante o encontro.
Ainda na sexta-feira (06), o candidato João Arruda (MDB) se reuniu com a presidente Margareth Menezes e também recebeu uma cópia do manifesto. “Como relator da Lei de Licitações trabalhei em parceria com o CAU, em Brasília, para estabelecer um modelo de contratação que valorize os projetos dos nossos arquitetos e valorize a profissão. Como relator do Simples Nacional, também trabalhei também lado a lado com os arquitetos para melhorar as questões tributárias relacionadas aos profissionais e aos escritórios de arquitetura. Como prefeito de Curitiba vou trabalhar junto com essa entidade que tem tanta importância para história de Curitiba”, enfatizou Arruda.
No sábado (07), foi a vez do candidato Goura (PDT) receber a carta das mãos da presidente do CAU/PR. Neste encontro, Margareth Menezes foi acompanhada pelo presidente da AsBEA/PR, Leonardo Hauer, pela conselheira Rafaela Weigert e pela arquiteta e urbanista Francisca Cury. “Todos os pontos da carta contam com nosso apoio integral. No meu entendimento temos que ter um Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano que trabalhe de forma coordenada com outras secretarias, com a sociedade civil, as entidades, sempre dialogando e construindo juntos. A complexidade da cidade moderna exige do gestor esse espaço de escuta e participação”, disse Goura.

Da esquerda para a direita: a assessora e arquiteta e urbanista Luza Driessen; a arquiteta e urbanista Francisca Cury; a conselheira Rafaela Weigert; o candidato Goura; a presidente do CAU/PR, Margareth Menezes; e o presidente da AsBEA/PR, Leonardo Hauer.
A carta aberta das instituições de arquitetura e urbanismo do Brasil à sociedade e aos candidatos às eleições municipais 2020 é elaborada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).
As reuniões com os candidatos a prefeito de Curitiba ocorreram na sede do CAU/PR. O Conselho está com as portas abertas e se coloca à disposição para entregar o documento a todos os candidatos. Basta agendar um horário pelo e-mail gabinete@caupr.gov.br
* As declarações publicadas foram enviadas pelas assessorias dos candidatos.
Muito bem, o Conselho de Arquitetura sendo um canal direto entre os candidatos e os Arquitetos, valorizando a diversidade de pensamentos!