Edital seleciona propostas à organização do concurso da Casa Miguel Pereira
10 de janeiro de 2023 |
A fim de realizar concurso público para promover a restauração, adaptação e ampliação da sede própria, a Casa Miguel Alves Pereira, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) lança edital de chamamento público para a formação por meio de parceria da comissão de organização e julgamento do certame.
O objetivo do chamamento público é selecionar propostas para a celebração de parceria com o CAU/PR, por meio de formalização de termo de colaboração, para a consecução de finalidade de interesse público e recíproco que envolve a transferência de recursos financeiros a uma Organização da Sociedade Civil.
Para participar, as organizações da sociedade civil devem cumprir as exigências definidas no edital de chamamento público. Somente uma proposta será selecionada.
As propostas devem ser enviadas até o próximo dia 15 e o resultado preliminar do processo de seleção está previsto para ser divulgado já no dia 17.
Para mais detalhes, dúvidas e informações sobre o chamamento público, o CAU/PR disponibilizou o e-mail concurso.casa@caupr.gov.br
Casa Miguel Alves Pereira
Antiga Residência Axelrud, a sede própria do CAU/PR foi adquirida no final de 2015 e mudou de nome por sugestão da Comissão de Ensino e Formação, como forma de homenagear o arquiteto e urbanista Miguel Alves Pereira, profissional de destaque na área e na fundação do CAU. A nova denominação foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros durante a Reunião Plenária de Outubro de 2016.
Localizada no Alto da Rua XV, a Casa Miguel Alves Pereira tem linhas fortes e se impõe pela armação em colunas externas de concreto e pelo formato retangular. A casa dos arquitetos e urbanistas paranaenses foi projetada pelo arquiteto modernista Ayrton “Lolô” Cornelsen. A apenas uma quadra de distância da atual sede (a Casa Mário de Mari), a Casa Miguel Alves Pereira já recebeu as instalações do setor de Fiscalização do CAU/PR. Construída em 1956, a residência precisa ser restaurada e adequada para uso, que deve ocorrer agora por meio de concurso público.