Planejamento urbano: comitiva internacional visita o CAU/PR
8 de fevereiro de 2023 |
Nesta quarta-feira (08), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) abriu as portas para uma comitiva internacional, composta especialmente por tanzanianos e japoneses. O grupo de arquitetos e urbanistas e engenheiros foi recepcionado pelo presidente da autarquia federal, Milton Zanelatto, que destacou a relevância dos profissionais registrados no CAU/PR para o planejamento urbano das cidades. “Essa é apenas uma das várias atribuições dos arquitetos e urbanistas. A cidade de Curitiba e o estado do Paraná têm vocação quando o assunto é transporte público e planejamento, com exemplos, estudos locais e profissionais competentes para atuar com esses temas. Foi uma satisfação receber essa comitiva”.
O conselheiro do CAU/PR, Walter Gustavo Linzmeyer, apresentou para o grupo o exemplo do planejamento urbano de Curitiba, que é baseado em três pontos principais: sistema viário, transporte público e uso e ocupação do solo (zoneamento).
De acordo com o conselheiro, a maior empresa de consultoria urbana e de engenharia japonesa (Nippon Koei) está desenvolvendo projetos na Tanzânia, que fica na África Oriental, para suporte e melhoria da capacidade de desenvolvimento urbano TOD (Transit Oriented Development) por meio de recursos e fomento da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). “Como pré-requisito do processo licitatório da JICA, a empresa vencedora precisa passar por um treinamento para aprofundar o conhecimento sobre planejamento urbano e transporte urbano. Uma das cidades indicadas para este processo de capacitação é Curitiba, que tem um bom exemplo de resultado feito com pouco dinheiro”, explicou Linzmeyer.

Da esquerda para a direita: Abe Masanori, ir Fanuel Kalugendo, Milton Zanelatto, Walter Linzmeyer e Kuniomi Hirano.
O diretor de Desenvolvimento de Transporte da Dar Rapid Transit Agency (DART) da Tanzânia, ir Fanuel Osbert Shio Kalugendo, e o vice-diretor sênior da JICA, Abe Masanori, agradeceram a acolhida do CAU/PR. “O que aprendemos sobre o planejamento urbano da capital paranaense, sem dúvida, é um bom exemplo para ser implantado na Tanzânia”, avaliou Masanori.
Nesta semana, ainda como parte do aprendizado prático, o grupo visitou instituições como URBS e IPPUC e irá conhecer empresas e profissionais que atuam na área de planejamento urbano da cidade.